Métodos de ensino
Conheça mais sobre mim, meus Mestres e nossas conquistas

Davi Elias Domigos

Pastor, Teólogo e Apologista

Formação Teológica pela Faculdade Batista de São Paulo.

Apologista pelo ICP - Instituto Cristão de Pesquisas.


Escolas e Núcleos com as quais já trabalhou como instrutor teológico:
Escola Cicero Canuto de Lima;
EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus.
Ibes - Betel;
Faetel;
Faculdade Fama;
Seifa;
Cetadeb.

Público Alvo

Nossos cursos são dirigidos aos membros em geral não só das igrejas evangélicas, mas também da sociedade desde que tenham o interesse pelo aprendizado da Bíblia e estejam dispostos a estudar de forma mais profunda, e contextualizada historicamente, a Palavra de Deus.

No caso do curso de Missões, especialmente, por aqueles que, mesmo não tendo oportunidade de ir ao campo missionário, têm o desejo de contribuir para a salvação das almas.

Metodologia de Ensino

A metodologia do Instituto Bíblico de Ensino Teológico VIDA é diversificada e flexível:

  1.  DESCRIÇÃO Apresentação das técnicas básicas e necessárias para estudo pessoal e "original" da Bíblia, as quais exploram o sentido natural da compreensão e conduzem à aplicação mensurável dos princípios bíblicos presentes no texto. PROPÓSITO Motivar o aluno a aplicar os recursos metodológicos em seus estudos bíblicos, produzindo material original e com aplicações adequadas e contextualizadas com a vida diária.
  2.  OBJETIVOS Ao final do curso o aluno será capaz de:  Definir e distinguir as técnicas do estudo bíblico indutivo;  Apresentar com clareza o relacionamento entre um texto bíblico e seu contexto imediato (posterior e anterior) e maior; Valorizar a importância dos princípios da interpretação bíblica;  Utilizar os métodos aprendidos como ferramentas para a preparação de estudos bíblicos "originais", bem como para avaliar a integridade das mensagens ouvidas de terceiros;  Relacionar a porção bíblica em estudo com a sua própria vida assumindo a responsabilidade de conduzir seus ouvintes à aplicações mensuráveis, contextualizadas e fundamentas na Bíblia.
  3.  ATIVIDADES  Leitura do livro "Métodos de Estudo Bíblico", de Howard F. Vos (Ed. Cultura Cristã);  Projetos de estudo a serem feitos em sala com orientação do professor;  Tarefas e exercícios relacionados aos assuntos ministrados em sala de aula;  Avaliação no final do semestre;  Participação em sala de aula.
  4.  Por que usar um método de estudo?
  5.  "conjunto dos meios dispostos convenientemente para alcançar um fim; ordem ou sistema que se segue no estudo ou no ensino de qualquer disciplina; maneira sistemática de dispor as matérias de um livro; maneira de fazer as coisas; modo de proceder." "uma estratégia, um plano de ataque, que produzirá resultados máximos para seu investimento de tempo e esforço  

Dedicação Estimada

O tempo necessário para a concretização dos cursos depende muito do desempenho individual dos alunos ou do núcleo, pois temos uma política didático-pedagógico bastante flexível, portanto, permitimos que os alunos diminuam o tempo para a conclusão dos seus estudos; porém respeitando o número máximo de manuais que podem ser estudados por mês que é o número de quatro manuais.

De forma geral, ou seja, sem o interesse de redução do tempo pelos alunos, o Curso de Bacharelado tem a duração normal de 36 meses, o Básico de 22 meses, o Curso de Missões em 11 meses e o Obreiros em 6 meses.

Certificação

Se o nosso Curso Básico já preenche os requisitos exigidos pelas convenções, do Brasil e do exterior, para consagração de ministros (Evangelistas, Pastores e Missionários) e, por isso, é, devidamente, reconhecido pelas mesmas, quanto mais o Curso de Bacharelado e o de Obreiros que tem um nível de aprofundamento muito superior ao Básico. Com certeza, além da consagração, o aluno poderá se apresentar a Deus, com ousadia, como um obreiro aprovado que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade (II Tm2.15).


Observação:

Deus nos chama para o santo ministério;
Nós nos preparamos dentro da academia Bíblica e Teológica e o Senhor nosso Deus nos capacita para o exercio da obra que a Ele pertence.